Livros - Prof. Clovis Luis Padoveze
(19) 99187-8308

Livros

Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria foi premiado na categoria LIVRO DE CONTABILIDADE, recebendo o Troféu Cultura Econômica


Desde 2004, o Jornal do Comércio, em parceria com a Caixa RS, destaca o trabalho de autores, editoras e livrarias ligados à Feira do Livro de Porto Alegre, assim como personalidades que participam e contribuem para essa importante feira literária. O Jornal do Comércio reconhece a importância do setor econômico na Feira do Livro e destaca que este prêmio é vital para a difusão de ideias desde que apoiado pelas Editoras e Livrarias.

A comissão julgadora é composta por professores e intelectuais de diferentes entidades do Estado. Para a escolha das obras, o Júri reuniu-se na tarde do dia 07 de outubro, na Hotel Everest, Porto Alegre. O evento de premiação das melhores obras foi realizado no dia 10 de novembro, às 19 horas, no Átrio do Santander Cultural. Os premiados receberam um troféu criado pela artista plástica Claudia Stern.

O livro Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria foi premiado na categoria LIVRO DE CONTABILIDADE, de autoria Clóvis Luis Padoveze e Ricardo Galinari Bertolucci.

Introdução à contabilidade: com abordagem para não-contadores

Clóvis Luís Padoveze


"Introdução à Contabilidade" traz uma abordagem metodológica para o ensino de disciplinas introdutórias de contabilidade geral em diversos cursos de graduação, ao mesmo tempo que incorpora os principais aspectos práticos necessários para o entendimento e a utilização da contabilidade básica nas empresas. O livro prioriza as demonstrações contábeis e financeiras para usuários externos, apresentando fundamentos, teorias, conceitos e princípios contábeis. Parte da conceituação e visão geral, em uma abordagem didática, até a exemplificação numérica para os principais eventos econômicos e controle de elementos patrimoniais. Aborda, ainda, uma estrutura didática gradativa, a partir do conceito de contabilidade pessoal para contabilidade empresarial, e apresenta uma introdução à contabilidade gerencial. A obra está estruturada em três partes. A Parte I, Estrutura Conceitual, contempla Primeiros Conceitos e a Contabilidade Pessoal, Importância da Contabilidade nas Organizações, Estruturando as Demonstrações Financeiras Básicas e Modelos e Sistemas de Controles Contábeis. A Parte II, Contabilidade Financeira, contém Estrutura das Demonstrações Financeiras Publicadas, Conhecendo os Principais Elementos Patrimoniais e sua Dinâmica e Introdução à Contabilidade Tributária. A Parte III, Introdução à Contabilidade Gerencial, apresenta Contabilidade e Gestão de Custos e Análise das Demonstrações Financeiras. O livro traz também questões e exercícios em todos os capítulos.

Gerenciamento do Risco Corporatico em Controladoria

Clóvis Luís Padoveze e Ricardo Galinari Bertolucci


O gerenciamento do risco corporativo é hoje o tema mais importante dentro da gestão empresarial, tendo em vista o estresse da dinâmica atual do ambiente dos negócios e dos riscos a que eles estão expostos continuamente. Há uma vasta literatura sobre o assunto, principalmente em artigos acadêmicos e em revistas de negócios, mas a grande maioria tem apresentado o tema apenas no seu lado conceitual. Este livro torna-se referência para docentes, discentes e profissionais das áreas de planejamento estratégico, controladoria e finanças, justamente por apresentar, além de conceitos teóricos, modelos e exemplos desenvolvidos para implantação efetiva de um Sistema de Gerenciamento do Risco Corporativo (Enterprise Risk Management). Dividido em duas partes, há na primeira a exposição dos conceitos de estratégia e controladoria, com ênfase para o desenvolvimento dos subsistemas da Controladoria Estratégica. A segunda parte dedica-se à apresentação do conceito e classificação de riscos financeiro e corporativo e à exposição de modelos e da estruturação do Sistema de Informação de Gerenciamento do Risco Corporativo.

Administração Financeira de Empresas Multinacionais: abordagem introdutória. 1ª ed. 2006

Clóvis Luís Padoveze


Empresas com atuação e investimentos em vários locais do mundo têm necessidade de instrumentos adicionais para as finanças. O objetivo deste livro é apresentar um painel bastante abrangente para o estudo desses instrumentos em empresas que atuam em diversos países e podem ser caracterizadas como grupos multinacionais. O foco desta obra é a gestão financeira em moeda estrangeira e os impactos provocados nas finanças das empresas multinacionais decorrentes da questão cambial e seus riscos. São analisados e mensurados os impactos financeiros e cambiais de cada um dos principais eventos e transações em moeda estrangeira de grupos multinacionais. Os temas financeiros adicionais são tratados com abordagem metodológica, com um grau de simplificação necessário para o entendimento, sem, no entanto, perder a profundidade de conceito. Para isso, todos os temas são complementados com exemplos numéricos que permitem visualizar a operacionalidade dos conceitos.

Fundamentos de Contabilidade: Princípios. 1ª ed. 2009

Carl S. Warren, James M. Reeve, Jonathan E. Duchac e Clóvis Luís Padoveze


Com sua liderança inquestionável em inovação pedagógica, Fundamentos de Contabilidade - Princípios introduz o próximo passo na evolução dos livros didáticos de contabilidade. Há mais de 75 anos o livro vem sendo usado de forma eficaz para ensinar várias gerações de executivos. Como o livro-texto de administração mais bem-sucedido de todos os tempos, ele continua a apresentar a contabilidade aos alunos por meio de ampla variedade de métodos de eficácia comprovada. Esta primeira edição brasileira contempla os complementos para as adaptações necessárias à realidade contábil e tributária do Brasil. As adaptações foram feitas dentro da metodologia original do livro e têm como foco, principalmente, as diferenças da legislação tributária entre o Brasil e os Estados Unidos, bem como o fato de as práticas contábeis brasileiras estarem alinhadas com as internacionais, ainda não totalmente harmonizadas às práticas contábeis dos Estados Unidos. Também é importante reforçar os aspectos metodológicos deste livro. Os conceitos são seguidos de exemplos práticos, acompanhados de modelos ilustrativos e casos do mundo real. Além disso, todos os capítulos apresentam uma série extensiva de exercícios dos mais variados formatos, o que permite o aprendizado eficaz dos princípios de contabilidade.

Sistemas de Informações Contábeis. 6ª ed. 2009

Clóvis Luís Padoveze


A tecnologia da informação tem possibilitado enorme avanço na estruturação dos Sistemas de Informações Contábeis à disposição das empresas. Para que os profissionais e acadêmicos da área consigam o desempenho máximo dos sistemas de contabilidade, é necessário profundo conhecimento tanto da ciência contábil quanto das possibilidades abertas pela tecnologia de informação.

O objetivo deste livro é apresentar os fundamentos para a estruturação do Sistema de Informação Contábil e seus subsistemas, com ênfase em sua integração na empresa dentro de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. O foco central é o processo de análise para a decisão de implantação de um Sistema de Informação Contábil que atenda todas as necessidades informacionais da empresa, tanto para os aspectos societários e legais, como para os aspectos gerenciais.

Partindo da adoção do enfoque sistêmico e dos fundamentos da tecnologia da informação, o livro é apresentado em quatro partes: Sistemas de Informação; Ciência Contábil e Sistema de Informação Contábil; Subsistemas do Sistema de Informação Contábil; Decisão e Implantação.

Curso Básico Gerencial de Custos: 2ª ed. 2006

Clóvis Luís Padoveze


O objetivo deste trabalho é apresentar o instrumental de custos com a adoção de um enfoque gerencial, dentro de uma abordagem metodológica sequencial que permita a compreensão dos conceitos básicos de custos e sua aplicabilidade. O livro apresenta a estrutura básica das informações dos elementos de custos, os diversos métodos e sistemas de custeio e os principais modelos de custos para o processo de tomada de decisão dentro das empresas.

Manual de Contabilidade Básica. Texto e Exercícios. 7ª ed. 2009

Clóvis Luís Padoveze


A Contabilidade básica é apresentada como a busca do equilíbrio entre a parte teórica e a prática. Todos os grupos do Balanço Patrimonial são estudados, incluindo as principais contas das demonstrações financeiras.

O livro foi atualizado de acordo com a lei no 11.638/07 e a MP no 449/08.

Sumário: Patrimônio, Administração Patrimonial, O Estudo das Contas, A TécnicaContábil e Relatórios Básicos, Princípios Fundamentais de Contabilidade, Ativo e Passivo Circulantes, Investimentos, Imobilizados, Depreciação e Exaustão, Ativo Diferido, Exigível a Longo Prazo, Resultados de Exercícios Futuros.

Controladoria Estratégica e Operacional: 2ª ed. revista e ampliada. 2009

Clóvis Luís Padoveze


Esta segunda edição de Controladoria Estratégica e Operacional foi revisada e atualizada a fim de incorporar os recentes estudos e inovações na área. A obra apresenta uma visão abrangente e estruturada da atividade de Controladoria, considerando os aspectos teóricos que a fundamentam como ciência ao mesmo tempo em que desenvolve todos os conceitos e técnicas para sua aplicação. O processo de gestão é o elemento condutor sobre o qual foi estruturada a obra. Isso deixa claro o papel da Controladoria dentro de toda a empresa e nas etapas que envolvem o planejamento, a execução e o controle das atividades empresariais. O foco do autor é o processo de criação de valor por meio da correta mensuração dos resultados da empresa e das atividades de negócio. Além dos temas considerados clássicos em Controladoria, a obra apresenta outros mais avançados, como balanced scorecard, introdução ao gerenciamento do risco, modelos de decisão para o planejamento operacional e execução dos eventos econômicos, política de redução de custos e análise de geração de lucros.

Orçamento Empresarial - Novos conceitos e técnicas - 1ª ed. 2009

Clóvis Luís Padoveze e Fernando César Toronto


O orçamento empresarial é uma das mais importantes ferramentas de controladoria e contabilidade gerencial. Esta obra apresenta o ciclo completo desse processo, partindo da formulação da estratégia empresarial e aplicando as mais recentes ferramentas desenvolvidas pela ciência contábil para a otimização dos resultados econômicos.

Orçamento empresarial: novos conceitos e técnicas aborda os conceitos fundamentais para embasar o plano orçamentário de uma empresa, ao mesmo tempo que apresenta, de maneira abrangente e prática, todas as técnicas necessárias para sua implantação - incluindo novas ferramentas como beyond budgeting, gerenciamento matricial, orçamento base zero, rolling budget e forecast. Apresentando as aplicações, vantagens e desvantagens de cada ferramenta, esclarece as relações do orçamento como custeio ABC, o e a gestão de riscos.

Voltada para estudantes de graduação em ciências contábeis, administração e economia e de cursos de especialização que incluam planejamento financeiro, esta obra também não pode faltar na estante de profissionais envolvidos com gestão de finanças, contabilidade geral, orçamento e análise de investimentos.

Controladoria Básica. 2ª ed. Revista e Atualizada. 2010

Clóvis Luís Padoveze


Esta segunda edição de Controladoria Básica foi revisada e atualizada de acordo com as leis 11.638, de 28/12/2007, e 11.941, de 27/05/2009. A obra apresenta uma visão abrangente e estruturada da atividade de controladoria, considerando os aspectos teóricos que a fundamentam como ciência, ao mesmo tempo em que desenvolve todos os conceitos e técnicas para sua aplicação. Em uma abordagem básica, porém contemporânea em relação às atividades típicas da área, esta edição traz ao leitor os temas essenciais para que a Controladoria, como unidade administrativa, desenvolva seu papel dentro das entidades. A obra é estruturada em três partes. De modo objetivo, essas partes enfocam os principais conceitos, objetivos, e a estrutura da área de Controladoria, bem como os aspectos principais da Controladoria no planejamento e na execução - que abrange controle e avaliação de desempenho. Além dos temas considerados clássicos em Controladoria e Contabilidade Gerencial (sistemas de informação, custos, orçamento, análise financeira, contabilidade setorial), a obra aborda os assuntos atualmente considerados mais avançados, como balanced scorecard, introdução ao gerenciamento do risco, modelos de decisão para os eventos econômicos e gestão operacional. O livro apresenta ainda questões e exercícios em todos os capítulos.

Planejamento Orçamentário. 2ª ed. Revista e Atualizada. 2010.

Clóvis Luís Padoveze


Esta segunda edição de Planejamento orçamentário foi revisada e atualizada de acordo com as leis 11.638, de 28/12/2007, e 11.941, de 27/05/09. O objetivo da obra é apresentar, de forma completa e detalhada, o processo de gestão orçamentária, a partir do planejamento estratégico e do objetivo financeiro de criação de valor como os elementos básicos para a estruturação do plano orçamentário. A Parte I é destinada aos fundamentos, que compreendem a empresa e o processo de gestão, o processo de criação de valor e os conceitos, objetivos e o processo de estruturação do plano orçamentário, as vantagens do orçamento, a cultura empresarial e os modelos de condução do processo orçamentário. A Parte II apresenta cada peça orçamentária de forma analítica. Traz todos os pontos principais que devem ser observados em cada orçamento, bem como um exemplo numérico com complexidade mínima para possibilitar que o leitor o adapte para a execução do plano orçamentário de sua entidade. Reservamos um capítulo para explorar, de forma resumida, as possibilidades de aplicação do orçamento em qualquer atividade não-industrial e sem fins lucrativos. A Parte III tem por objetivo a finalização do plano orçamentário, com os conceitos de projeções das demonstrações financeiras e de sua análise, bem como os de controle orçamentário. O livro ainda tem exemplos de orçamento disponíveis na internet: uma versão sintética, uma versão simplificada e uma versão constante das Partes II e III, todas em planilhas eletrônicas, com fórmulas integradas que permitem a utilização do conceito de simulação.

Análise das Demonstrações Financeiras - 3ª edição revisada e ampliada

Clóvis Luís Padoveze e Gideon Carvalho Benedicto


O livro é estruturado em três partes. Na Parte I são apresentados os fundamentos dos modelos de análise, uma revisão da estruturação das demonstrações contábeis e os objetivos e usuários do resultado das análises. A Parte II mostra em detalhes as principais ferramentas de análise de balanço, os indicadores, as análises percentuais e apresenta um aprofundamento da análise da rentabilidade. A Parte III é destinada à análise financeira, contemplando os padrões setoriais, os modelos de qualificação financeira, a visão geral e a análise do capital de giro, e os modelos de identificação do processo de geração e criação de valor. Ao final são apresentados modelos introdutórios de análise de balanço em perspectiva. O livro ainda apresenta questões e exercícios em todos os capítulos.

Fundamentos de Contabilidade : Aplicações. 2009

Carl S. Warren, James M. Reeve, Jonathan E. Duchac e Clóvis Luís Padoveze


Com sua liderança inquestionável em inovação pedagógica, Fundamentos de Contabilidade - Aplicações, tradução da 22ª edição norte-americana, introduz o próximo passo na evolução dos livros didáticos de contabilidade. Há mais de 75 anos, o livro vem sendo usado de forma eficaz para ensinar várias gerações de executivos. Como o livro-texto mais bem-sucedido de todos os tempos, ele continua a apresentar a contabilidade aos alunos por meio de ampla variedade de métodos de eficácia comprovada. Este volume oferece amplo estudo dos procedimentos contábeis para identificação, avaliação e contabilização dos principais elementos patrimoniais de uma organização comercial. Os capítulos abrangem o estudo dos estoques e seus critérios de avaliação, contas a receber e a pagar, folha de pagamento, exigível a longo prazo, instrumentos financeiros, investimentos em outras empresas, imobilizados e intangíveis. Aborda também, em capítulos específicos, a contabilidade aplicada às sociedades limitadas e às sociedades por ações, bem como a estruturação e análise da demonstração dos fluxos de caixa e da demonstração do valor adicionado. Todos os capítulos contemplam as adequações à realidade contábil e tributária brasileira, tendo como base as novas práticas contábeis constantes das Leis nos 11.638/2007 e 11.941/2009. Também é importante reforçar os aspectos metodológicos deste livro. Os conceitos são seguidos de exemplos práticos, acompanhados de modelos ilustrativos e casos do mundo real. Além disso, todos os capítulos apresentam uma série extensiva de exercícios dos mais variados formatos, o que permite o aprendizado eficaz dos princípios de contabilidade.

Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil - 7ª ed. 2010

Clóvis Luís Padoveze


O objetivo deste liv ro é a presentar os fundamentos teóricos da Contabilidade Gerencial, tanto para o ensino como para a prática empresarial, evidenciando o conjunto mínimo de ferramentas para efetivação da Contabilidade Gerencial dentro de uma empresa e que atenda a todos os usuários. Partindo da segmentação da empresa em seus níveis de ação administrativa, a obra divide-se nas seguintes partes:

I - gerenciamento contábil global;
II - gerenciamento contábil setorial;
III - gerenciamento contábil específico;
IV - orçamentos e projeções; e
V - estratégia e operações

A Parte V está atualizada e incorpora o desenvolvimento dos temas de criação de valor, valor da empresa e acompanhamento da estratégia pelo balanced scorecard.

Sistemas Contábeis - 1ª ed. 2010

Clóvis Luís Padoveze


O objetivo deste liv ro é a presentar os fundamentos teóricos da Contabilidade Gerencial, tanto para o ensino como para a prática O livro desenvolve o tema de sistemas contábeis a partir da apresentação do atual estágio da tecnologia de informação, onde são apresentados os principais conceitos, ferramentas e aplicativos que podem ser utilizados nas entidades. Desenvolve os conceitos de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), com ênfase para integração com o módulo contábil. O trabalho é completado com uma apresentação dos conceitos de controle interno, considerando que essa função complementa a função básica de controle do sistema contábil.

Contabilidade Gerencial

Clóvis Luís Padoveze


Enquanto a Contabilidade Financeira fundamenta-se em regras definidas pelas práticas contábeis geralmente aceitas, decorrente dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, a Contabilidade Gerencial é completamente aberta para absorver outros conceitos econômicos e financeiros. Portanto, a abrangência da Contabilidade Gerencial é grande, pois deve atender todas as necessidades de informações gerenciais. Assim, são necessários subsistemas contábeis para atenderem as necessidades de informações para o planejamento estratégico,para o planejamento e controle das operações, para análise da lucratividade dos produtos, da rentabilidade dos investimentos, bem como para o processo de avaliação do desempenho dos gestores internos. O trabalho apresenta uma visão abrangente da Contabilidade Gerencial, tendo como referência sua estruturação dentro de um sistema de informação contábil integrado aos demais sistemas de informações da empresa, contemplando os principais conceitos e instrumentos de contabilidade gerencial.

Contabilidade Empresarial e Societária. 1ª ed. 2010

Clóvis Luís Padoveze


O livro traz uma introdução ao ramo da contabilidade financeira, O foco do trabalho é a estrutura básica contábil e os principais relatórios produzidos para os usuários externos, tendo como fundamentos a estrutura conceitual básica da ciência contábil e sua aplicação como sistema de informação. Apresenta os conceitos da contabilidade como ciência, suas teorias, princípios e a metodologia de escrituração. Apresenta também todos os relatórios contábeis necessários e uma introdução a análise das demonstrações contábeis.

Receba nossas novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Telefone

(19) 99187-8308

Email

contato@padoveze.com.br